quarta-feira, 27 de março de 2013

Viagem do Conhecimento – Desafio National Geographic


Conheça os 13 finalistas da Viagem do Conhecimento 2012/2013!

Conheça os 13 finalistas da Viagem do Conhecimento 2012/2013!
É com muita alegria e satisfação que o Comitê Gestor daViagem do Conhecimento / Desafio National Geographicdivulga a relação dos 13 finalistas da edição 2012/2013.
Antes dos nomes, porém, gostaríamos de agradecer a todos os educadores, entre outros profissionais envolvidos na realização deste concurso. Sem o empenho, dedicação e envolvimento de milhares de pessoas em mais de 3 mil escolas de todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, não conseguiríamos realizar a maior Olimpíada de Geografia do Brasil. Nosso muito obrigado a todos!
Aos cerca de 10 mil estudantes que participaram da segunda prova, uma mensagem especial. Todos vocês são grandes vencedores, sintam-se orgulhos, não importa se estão ou não na relação abaixo. A grande lição é que vocês estão no caminho certo e demonstraram vontade e capacidade de aprender. Isso é muito importante para jovens como vocês que têm uma vida pela frente. Somando as duas provas, vocês responderam a 50 questões de múltipla escolha e fizeram uma dissertação. Demonstraram responsabilidade, comprometimento. Além disso, leram, estudaram, acessaram o nosso site à procura de mais conhecimento e tomaram ciência de muita informação nova. Essa busca pelo conhecimento e pela educação é muito significativa. Com certeza, agora, vocês trazem uma bagagem cultural maior e mais consolidada. Também estão mais experientes para novos desafios. Tudo isso representa um passaporte seguro para grandes conquistas no futuro!
É importante lembrar também que vocês participaram de um concurso difícil, competitivo e de nível nacional, que, no total, reuniu mais de 165 mil estudantes em sua primeira etapa. Nem sempre o mais importante é vencer. E sim observar o que se ganhou, o que se leva para a vida.
Parabéns a todos!
Para reconhecer o esforço destes alunos, neste ano o Comitê Gestor tem uma novidade: resolveu premiar com um certificado de Menção Honrosa 177 estudantes que tiveram excelente desempenho na prova de múltipla escolha e também fizeram uma boa dissertação. É um motivo a mais para se orgulharem.

Critérios para apuração dos finalistas
Como consta do Regulamento, as 13 vagas foram assim distribuídas, levando em conta a divisão regional do território brasileiro, segundo o IBGE:
* Região Norte: 2
* Região Centro-Oeste: 2
* Região Sul: 2
* Região Nordeste: 3
* Região Sudeste:  4
Ainda como consta do Regulamento, entre os 13 finalistas deve haver quatro alunos de escolas das redes públicas estadual ou municipal. A segunda prova totalizou 100 pontos: 50 pontos são relativos às 25 questões de múltipla escolha. Os outros 50 pontos correspondem à nota total da dissertação (veja abaixo).
Os finalistas totalizaram entre 88 e 100 pontos (nota máxima possível). Na prova de múltipla escolha, o mínimo foi de 22 acertos para alunos das escolas públicas estaduais. Alunos das demais escolas acertaram 24 ou 25 questões. Na dissertação, todos tiveram entre 40 e 50 pontos.
Confira os nomes dos finalistas 
Estudante
Escola
Cidade
Estado
1 - Ana Luíza Aires Silva
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré
Belém
PA
2 - Daniel Sanches Montemor Augusto
Colégio Bandeirantes
São Paulo
SP
3 - Felipe Alex Hofmann
Escola de Educação Básica da Uri
Erechim
RS
4 - Fernando Falkenberg Marques
SEB-COC
Brasília
DF
5 - Isadora Rocha Zaneti
Colégio Militar de Campo Grande
Campo Grande
MS
6 – Júlia Matos de Alencar Camargos
Colégio Militar de Salvador
Salvador
BA
7 - Natália Rios de Sousa
Organização Educacional Farias Brito
Fortaleza
CE
8 - Paulo Victor Quaresma Correa
Grupo Educacional Ideal
Belém
PA
9 - Romero Moreira Silva
Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio
Itabira
MG
10 - Victória Rodrigues Martins
ETEC Rosa Perrone Scavon
Itatiba
SP
11 - Viktoria Weihermann
Colégio Global
São Bento do Sul
SC
12 - Vitória Barim Pacela
Escola Estadual Cardeal Leme
Espírito Santo do Pinhal
SP
13 - Wilker Dias da Silva
Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmen Vieira Moreira
Maracanaú
CE

Critérios para correção das dissertações
Para totalizar os 50 pontos da dissertação, o Comitê Gestor definiu quatro critérios:

Destacar processos de urbanização no mundo e no Brasil. Mostrar diferentes ritmos de crescimento urbano e a emergência de grandes cidades. Avaliar papel das cidades para reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.
10 pontos
Identificar impactos ambientais urbanos (poluição do ar e da água, lixo, congestionamentos, energia, ausência de áreas verdes, espaços públicos e saneamento básico, etc.). Apresentar e discutir medidas existentes para conter ou solucionar tais impactos.
15 pontos
Apresentar e discutir propostas de melhoria da mobilidade humana em cidades, avaliando meios de transporte e seu uso, e formas de ampliar as interações sociais urbanas.
15 pontos
Construir texto claro, organizado e coerente, com título e respeitando as normas de correção ortográfica.
10 pontos

Foram corrigidas todas as dissertações de estudantes que acertaram 24 e 25 questões na prova de múltipla escolha. Para alunos de escolas públicas municipais e estaduais também foram corrigidas as produções de texto de quem acertou 23 e 22 questões.
Números desta edição
Cerca de 3.100 escolas públicas e particulares de todo o país se inscreveram na Viagem do Conhecimento 2012/2013. Aproximadamente 165 mil estudantes fizeram a primeira prova em novembro de 2012. A segunda prova, realizada em março deste ano em 210 escolas-sede, foi feita por cerca de 10 mil alunos.
Sobre o gabarito
O Comitê Gestor avaliou as mensagens enviadas com solicitações de alteração ou revisão das respostas divulgadas e concluiu que não há nada a corrigir. Portanto, o gabarito divulgado está mantido.
Como consta do Regulamento, o Comitê Gestor não divulga notas individuais, rankings por escolas, cidades ou municípios.
A todos que participaram da quinta edição da maior Olimpíada de Geografia do Brasil o nosso muito obrigado!
Em breve, daremos início a mais uma Viagem do Conhecimento. Venham viajar conosco!

Até a próxima!

Concurso de Desenho


Nasa abre concurso para mandar desenho de estudante para Marte


A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) lançou um concurso para estudantes de 5 a 17 anos para enviar um desenho para Marte. Como parte do Maven (Missão para a Atmosfera de Marte e Evolução Volátil), os jovens devem enviar sua arte pelo site do projeto de 15 de março a 8 de abril. Em 16 de abril será aberta uma votação pública para escolher o melhor desenho.

A obra escolhida será enviada por DVD junto com a missão que tem como destino o planeta vermelho. Nela deve estar escrito apenas: "I"m going to Mars with MAVEN!"  (Eu vou para Marte com Maven) junto com um desenho que pode ser feito com lápis de cor, tinta, programas de computador, ou o que você mais gostar.



http://lasp.colorado.edu/maven/goingtomars/

terça-feira, 26 de março de 2013

Visita ao Museu Catavento

Alunos do Segundo ano do Ensino Médio visitaram o Museu Catavento Cultural em 26/03/2013.