quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Legislação para Recursos de alunos retidos

Deliberação CEE Nº 120/2013

Dispõe sobre pedidos de reconsideração e recursos referentes aos resultados finais de avaliação de estudantes da educação básica, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo
O Conselho Estadual de Educação, de acordo com o disposto no inciso I do artigo 2º da Lei Estadual N° 10.403/1971, e considerando a Indicação CEE N° 121/2013,
Delibera:
Artigo 1º - Os pedidos de reconsideração e recurso dos resultados finais de avaliação de estudantes da educação básica, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo, têm seus procedimentos regulamentados por esta Deliberação.
Artigo 2º - As formas de avaliação, incluído o seu resultado final, realizadas pela escola, assim como os critérios de promoção e retenção dos estudantes devem estar expressos no seu Projeto Pedagógico e explicitados no Regimento Escolar, nos termos da legislação vigente e desta Deliberação.
§ 1º - A escrituração destas avaliações e resultados devem ser registradas em documento próprio nos termos do Projeto Pedagógico e Plano Escolar da Instituição.
§ 2º - As informações descritas no caput devem ser divulgadas para pais e estudantes no ato da matrícula ou constar do site da instituição e ser do conhecimento de toda a equipe pedagógica.
Artigo 3º - Divulgado o resultado final das avaliações, os estudantes retidos ou seus representantes legais poderão solicitar à direção da escola, reconsideração da decisão, que será apreciada nos termos do Regimento Escolar.
§ 1º - O pedido de reconsideração de que trata o caput deverá ser protocolado na escola em até 5 dias úteis da divulgação dos resultados.
§ 2º - A direção da escola terá o prazo de 10 dias, a partir da data do pedido, para informar sua decisão.
§ 3º - A não manifestação da escola no prazo estabelecido implicará no deferimento do pedido.
Artigo 4º - Da decisão da escola, caberá recurso à Diretoria de Ensino, ou quando for o caso, ao órgão equivalente de supervisão delegada, adotando os mesmos procedimentos, com as devidas fundamentações.
§ 1º - O recurso de que trata o caput deverá ser protocolado na escola, que o encaminhará em até 3 dias úteis de seu recebimento.
§ 2º - A Diretoria de Ensino emitirá sua decisão sobre o recurso interposto, no prazo máximo de 15 dias, a partir de seu recebimento.
§ 3º - O Dirigente de Ensino poderá, para subsidiar sua decisão, designar supervisores para visita à escola e efetuar diligências.
§ 4º - Na análise do recurso deverá ser considerado:
I – O cumprimento das normas regimentais no processo de retenção.
II – A existência de atitudes discriminatórias contra o estudante.
§ 5º - A decisão do Dirigente de Ensino será comunicada à escola que informará o interessado imediatamente.
Artigo 5º - Da decisão do Dirigente, caberá recurso especial ao Conselho Estadual de Educação por parte do estudante, seu representante legal ou da escola, mediante expediente protocolado na Diretoria de Ensino.
§ 1º - A Diretoria de Ensino terá o prazo de 3 dias úteis, a contar de seu recebimento, para encaminhar o recurso ao Conselho Estadual de Educação.

§ 2º - Em caso de divergência entre a decisão da escola e da Diretoria de Ensino, com relação à retenção do estudante, protocolado o recurso no Conselho Estadual de Educação, a decisão da Diretoria de Ensino ficará suspensa até o parecer final do Conselho.
§ 3º - O recurso especial ao Conselho será apreciado pela Câmara de Educação Básica, em caráter prioritário, observadas as normas regimentais.
§ 4º - O recurso especial será apreciado somente quanto ao cumprimento das normas regimentais da unidade escolar, a existência de atitudes discriminatórias contra o estudante ou pela apresentação de fato novo.
Artigo 6º - A Secretaria Estadual de Educação poderá editar normas próprias sobre a questão tratada nesta deliberação para as escolas de sua rede, cabendo à supervisão de ensino, no seu trabalho permanente de visita às escolas estaduais, oferecer as orientações necessárias.
Artigo 7º - Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Deliberação CEE Nº 11/1996.
INDICAÇÃO CEE Nº 121/2013 CEB de 15/05/2013
CONSELHO PLENO
1. RELATÓRIO
O sistema educacional brasileiro, de tradição altamente normatizador e burocratizado, sempre atuou sob o princípio de que toda ação realizada deveria ter como referência uma norma existente (lei, decreto, resolução, deliberação, portaria, parecer).
A Deliberação CEE Nº 11/1996, publicada em 28 de dezembro de 1996, que regulamenta os recursos contra a avaliação final, é coerente com essa tradição que a inspirou. Ela define detalhes dos procedimentos de escrituração das escolas, que tipos de documentos ela deve ter, quem dentro da estrutura é responsável pelas várias etapas do processo avaliativo – enfim, deixa pouca margem para que a escola ou as redes se organizem dentro de sua especificidade e vocação para dar conta de sua missão principal, que é ensinar crianças e jovens.
No entanto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/1996), aprovada pouco depois desta deliberação, promoveu uma grande mudança nesse cenário, ao introduzir a desregulamentação dos sistemas de ensino: poucas regras, respeito à autonomia e valorização da diversidade de projetos pedagógicos nas redes e instituições. Apesar disso, a Deliberação CEE Nº 11/1996 não teve seu conteúdo adaptado ao ‘espírito’ da LDB.
Esta proposta tem como objetivo apresentar a revisão da Deliberação CEE Nº 11/1996: busca a simplificação na aplicação da lei, estabelecendo o mínimo necessário para preservar o compromisso com o projeto pedagógico explicitado no regimento escolar e a garantia de não discriminação dos estudantes.
É importante reconhecer que o próprio Conselho Estadual de Educação, como órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino Paulista, na sua função de estabelecer normas para o funcionamento deste sistema (respondendo consultas sobre a interpretação da lei ou como instância de recurso), muitas vezes não escapou da armadilha do excesso de regulamentação.
A LDB de 1996, entretanto, é uma lei com poucas determinações impositivas: obrigatoriedade de 200 dias letivos, 800 horas de atividades, frequência mínima de 75% aos atos escolares e pouca coisa além.
Outra mudança importante trazida pela lei foi a autonomia dada aos sistemas, redes e estabelecimentos de ensino para a realização de seu trabalho educacional.
A Proposta Pedagógica construída com a participação de todos os envolvidos no processo educacional passou a ser a referência das instituições, substituindo o conjunto de normas e regulamentações que davam pouca margem a projetos inovadores e criativos por parte dos integrantes da comunidade escolar.
Evidentemente, a autonomia das escolas não exclui observar rigorosamente o preconizado da Lei Nº 9.394/96, notadamente o estabelecido para os processos de avaliação.

Essas mudanças permitiram a formulação de políticas públicas importantes para o enfrentamento das principais questões educacionais. O surgimento das políticas de combate à reprovação e exclusão, em especial a progressão continuada, são avanços conquistados.
No que diz respeito ao enfrentamento da retenção, um dos objetivos da Deliberação Nº 11/1996, a LDB trouxe instrumentos importantes para as redes, instituições educacionais e estudantes, tais como a classificação e reclassificação de alunos, as formas parciais de progressão, aceleração de estudos, organização em ciclos.
Importante também ressaltar que, sendo o projeto pedagógico a regra da escola, as famílias e os estudantes, no caso da rede privada, têm liberdade de escolher a proposta mais próxima dos seus valores e mudar de escola se ela não atender suas expectativas.
Como se trata de uma mudança de cultura na forma de organizar o sistema, ela não se deu de forma imediata e total.
Ainda hoje existem normas vigentes que mantém o espírito de leis revogadas, e não somente na formulação da norma, mas em sua aplicação – inúmeras vezes percebemos a herança dessa tradição regulamentadora e ainda encontramos dificuldade de superar resquícios desses procedimentos na prática cotidiana.
É preciso compreender esse processo e respeitar seu tempo, pois, como dizia Guimarães Rosa, “só aos poucos o escuro se faz claro”.
Esta nova deliberação proposta parte do pressuposto de que o processo de aprendizagem se dá na unidade escolar e que ninguém melhor do que a escola sabe das necessidades e dificuldades de seus estudantes. Cabe às Diretorias de Ensino e ao Conselho Estadual de Educação fornecer as condições para que esse trabalho possa ser feito da melhor maneira possível, garantindo que a escola cumpra seu projeto e seu papel social.
A norma se refere a toda a educação básica onde a avaliação final tenha reflexo na retenção de estudantes. A partir dela, os pedidos de reconsideração de decisões terão como referência o Regimento da Instituição, no caso das escolas da rede privada, e as regras elaboradas pela Secretaria da Educação, para as escolas da rede estadual e para as redes municipais que optaram por integrar o sistema estadual de ensino. Os recursos serão apreciados somente para os casos de descumprimento das normas regimentais aprovadas ou discriminação aos estudantes.
Questões operacionais relativas a prazos e encaminhamentos, em períodos de recesso, deverão ter sua previsão regimental, de tal forma que se tornem viáveis para o atendimento das famílias dos estudantes e as necessidades das escolas e redes.

Nesse sentido, cabe às instituições e às redes adequarem seus Regimentos à nova norma, se julgarem necessário.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Visita ao Museu CIENTEC

Nos dias 04 e 06 de Novembro nossa Escola visitou o Museu CIENTEC. A visita fez parte do Projeto Reflexões Ecológicas desenvolvido pelas Professoras Gedeilza e Silvana Rosa.







Desafio do Mascote Currículo +

Começa nesta segunda-feira (17), o Desafio do Mascote Currículo+, concurso que irá escolher o mascote do programa Currículo+. A plataforma digital lançada neste ano, permite que professores e alunos troquem informações e experiências pedagógicas aplicadas em sala de aula. Podem participar do desafio equipes com 2 ou 3 alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual.


Visita ao Pico do Jaraguá

No dia 14 de Novembro, os Professores Donizete e Maria Auxiliadora visitaram com as turmas do 2° ano do Ensino Médio o Parque Estadual do Jaraguá. A visita faz parte do Projeto "Paisagens Urbanas" desenvolvido pelo Professor Donizete com verba do PRODESC.









quinta-feira, 23 de outubro de 2014

SARESP 2014 - #umpaporeto

Projeto "Um Papo Reto" com Rashid.

Mais Informações em:

http://www.umpaporeto.com.br/

Participem!

terça-feira, 21 de outubro de 2014

VENCE - Curso Técnico Gratuito

Informamos que todos os alunos do Ensino Médio que se inscreveram para concorrer a uma vaga do VENCE que o resultado já está disponível em www.vence.sp.gov.br.

Sorteio de vagas VENCE – 2º semestre de 2014

Consulta pelo RA:

Para verificar o resultado do sorteio, informe seu RA e sua data de nascimento, no campo “Consulta Individual”.

Se seu nome estiver na lista dos classificados:

1) Escolha a instituição de ensino de sua preferência.
2) Compareça à instituição de ensino escolhida com os documentos exigidos para efetuar sua matrícula no período de 3 a 14 de novembro de 2014.

Rematrícula 2014

Atenção para Rematrícula
21/10 – 7°ano EF
22/10 – 8°ano EF
23/10 – 9° ano(8ª série) EF
29/10 – 1°ano EM
30/10 – 2° ano EM
*Trazer 2 fotos 3x4, número de telefone atualizado e demais documentos pendentes ou desatualizados.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Parabéns!!!

Parabenizamos a Profª Veleda e o grupo de alunos do "1°ano E" que conquistaram a medalha de Bronze na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras organizada pela "Association Mathématiques sans Frontières", com sede na França. Assim que o material chegar à escola faremos a premiação dos alunos participantes.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Visita ao Núcleo Pedra Grande









No dia 14/05/2014, os alunos do período da manhã visitaram o Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande. Os Professores Donizete e Veleda acompanharam os alunos.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Código da Escola - EE Profª Maria Angélica Soave

O código da EE Profª Maria Angélica Soave para inscrição no ENEM é 35005859.

O prazo para inscrição é até 23/05.

www.inep.enem.gov.br

sábado, 10 de maio de 2014

Edital do Enem 2014 oficialmente publicado

Esta sexta-feira, 9 de maio, marca a largada oficial para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital, que traz todas as regras, datas e eventos importantes, acabou de ser publicado no Diário Oficial da União.
Veja nos tópicos abaixo uma síntese das principais determinações do documento oficial do Ministério da Educação:

Datas das provas

Conforme já havíamos noticiado aqui, as provas serão aplicadas em todo o Brasil daqui a 6 meses, nos dias 8 e 9 de novembro. No dia 8 o exame traz 45 questões de Ciências da Natureza mais 45 de Ciências Humanas, em 4,5 horas de duração. No dia 9, serão resolvidas 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Matemática e a produção da redação, em 5,5 horas.

Prazo de inscrições

O período de inscrição, que deverá ser realizada exclusivamente pela internet (site do Inep), vai de 12 a 23 de maio. O prazo limite para o pagamento dos R$ 35 referentes a taxa segue até dia 28 de maio. Vale lembrar que estudantes de escolas públicas e de baixa renda serão isentos deste valor.

Regras para a correção da redação

Será mantida a mesma base de 2013. Os candidatos serão avaliados em 5 competências, podendo ter pontuação de 0 a 200 cada uma delas, totalizando uma notá máxima de 1.000 pontos. Cada redação será avaliada por, no mínimo, dois corretores, sendo que cada um não terá acesso a correção do outro. Em caso de diferença de nota total superior a 100 pontos ou maior que 80 pontos para qualquer uma das cinco competências isoladas, a redação seguirá para um terceiro avaliador. A pontuação final corresponderá a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas. Caso a discrepância de pontuação informada acima seja mantida mesmo com o terceiro corretor, a redação será submetida a avaliação de uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final, sendo descartadas as notas anteriores.

Funções do Enem

A cada edição o Enem ganha mais importância devido as possibilidades que oferece aos candidatos. Confira para que poderá servir seu desempenho no Enem 2014:
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): Utiliza as notas do Enem para selecionar estudantes para as mais de 115 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil;
Programa Universidade para Todos (ProUni): Aproveita a pontuação no exame para selecionar bolsistas para instituições de ensino superior particulares;
Programa de Financiamento Estundatil (Fies): Exige a participação no Enem como um dos critérios para aprovação do financiamento de até 100% de um curso de graduação numa faculdade privada, para pagamento somente após a graduação.
Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec): De forma similar ao SiSU, preenche vagas em escolas de ensino técnico privadas e públicas através dos resultados do Enem;
Ciências Sem Fronteiras: Exige um desempenho mínimo no exame como pré-requisito para concessão de bolsas de intercâmbio para vários países;
Certificação do Ensino Médio: Através de uma pontuação estipulada na prova, possibilita ao candidato maior de 18 anos atrasado nos estudos retirar o diploma do ensino médio;
Vagas em Universidades internacionais: Novidade entre as funções do exame. A partir deste ano duas universidades estrantrangeiras, mais especificamente em Portugal (Coimbra e Beira Interior), utilizarão o Enem para selecão de estudantes brasileiros.
Para ter acesso ao edital completo do Enem 2014, acesse este link. A cobertura completa das inscrições você acompanha aqui, no maior Portal do Enem.

Fonte: Infoenem

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reunião de Pais e Mestres - 1° Bimestre

A Reunião de Pais e Mestres ocorrerá no dia 10/05/2014 nos seguintes horários:

Alunos da Manhã: 08h00
Alunos da Tarde: 09h30
Alunos da Noite: 11h00

Palestra: Ensino Superior

Os alunos do 3° ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de assistir a palestra ofertada pela Faculdade Anhanguera que trouxe aos alunos informações sobre o ENEM e quais são as possibilidades de ingresso no Ensino Superior através da participação na prova. Em outro momento os mesmo alunos assistiram a palestra da Faculdade ESAMC que tratou de Sustentabilidade. Os dois encontros foram bem proveitosos e trataram de assuntos pertinentes diante as necessidades dos alunos em fase de vestibular.





quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cursos técnicos do Via Rápida

Alunos do Ensino Médio poderão se matricular em cursos técnicos do Via Rápida

Parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Educação oferece aos jovens 13 opções de formação voltadas ao mercado de trabalho

Alunos da 3ª série do Ensino Médio poderão se inscrever nos cursos profissionalizantes do programa "Via Rápida - Educação Integral" até o dia 22 de abril. Serão oferecidas 20 mil vagas por meio da iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Secretaria da Educação.

O projeto oferece 13 opções de formação diferentes em áreas como "Cuidando de Idosos", "Agentes de Turismo", "Gestor de Projetos Sociais" e "Organizador de Eventos". As aulas devem acontecer depois da grade regular de ensino, ampliando a jornada dos estudantes na rede estadual.

As 20 mil vagas foram distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior.

Os interessados devem se inscrever no Portal da Educação. Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.

http://www.educacao.sp.gov.br/

Do Portal do Governo do Estado

quinta-feira, 27 de março de 2014

Guia da Internet

Guia da internet, publicado pelo Centro Paula Souza

http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/publicacoes/guia-da-internet/2014/2013_guia_internet_site.pdf

quinta-feira, 20 de março de 2014

Olimpíada de Matemática 2014

No dia 27/05/2014, todos os alunos matriculados na EE Profª Maria Angélica Soave participarão da OBMEP 2014. O Projeto faz parte das atividades da Escola sempre no primeiro semestre do ano.

Visita ao Parque Estadual da Cantareira - 27/03/2014



No dia 27/03/2014 os alunos do Período da Manhã e Tarde visitarão o Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira. A ação faz parte do Projeto da Escola que visa promover a consciência ambiental a partir do contato com o remanescente de Mata Atlântica no município de Guarulhos.

Conclusão do Ensino Fundamental para quem possui mais de 15 anos

Jovens e adultos já podem se inscrever no Encceja a partir desta segunda-feira (17)

Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos. Exame será aplicado em todo o país em 1° de junho

Os jovens e adultos que buscam concluir o Ensino Fundamental já podem se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) a partir das 10h desta segunda-feira (17).

Poderão se inscrever jovens e adultos a partir de 15 anos que não tiveram a oportunidade de concluir essa etapa dos estudos na idade apropriada. O exame será aplicado em todo o País no dia 1º de junho.

http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/

Avaliação

O Encceja é uma prova aplicada para jovens e adultos, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram chances de concluir o Ensino Fundamental em idade apropriada.

A avaliação é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Consulte outras informações sobre o programa no site do INEP.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cursos Técnicos SENAI

Ref.: Inscrições Cursos Técnicos SENAI


Parte superior do formulário

Os Cursos Técnicos do Senai-SP preparam jovens para trabalhar nas mais diversas áreas tecnológicas do ramo industrial. É a oportunidade que eles têm de adquirir uma formação técnica profissionalizante de nível médio inteiramente grátis.
Parte inferior do formulário



INSCRIÇÕES ABERTAS:

Pré-requisitos:
Período da manhã e tarde: ter concluído o 1º ano de ensino médio
Período da noite: ter concluído o ensino médio

Inscrições via internet no site:
www.sp.senai.br/processoseletivo

Até 19/03/2014


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Curso de Inglês Gratuito

Curso de Inglês Online

Público-Alvo: Alunos do 8°ano, 8 ªSérie e todos os anos do Ensino Médio


Prazo para inscrição: Até 10/02/2014

Gratuito

Duração do Curso: 6 Meses

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cursos Gratuitos



Oportunidade de Estágio

Informamos que a CET está contratando estudantes do curso de Ensino Médio (Regular ou EJA) que:
ü  Tenham 18 anos completos, ou que completarão nos meses de janeiro ou fevereiro de 2014; e
ü  Que estarão cursando em 2014 o 2º ou 3º ano do Ensino Médio.

Solicitamos divulgar aos estudantes que as entrevistas serão realizadas na seguinte data e horário e no seguinte endereço:
ü  Data: 29/01/2014
ü  Horários: às 08h00 ou às 14h30
ü  Endereço: Rua Sumidouro, nº 740, Pinheiros, São Paulo-SP (próximo ao Metrô Pinheiros)

Os interessados deverão comparecer munidos de:
ü  Currículo atualizado; e
ü  Documentos originas: RG, CPF e Carteira de Trabalho.