segunda-feira, 11 de julho de 2011

Corredor de ônibus Metropolitano

O que é ?
O Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) é projeto da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP que prevê a construção de uma rede estruturada de transporte coletivo para atender o município de Guarulhos, cidade que abriga a segunda maior população do Estado de São Paulo. O novo sistema propiciará mais mobilidade, segurança e qualidade de vida aos usuários do serviço.
Características
Extensão total: 32,3 km, dividido em três trechos:
    1º trecho: liga o Terminal Tucuruvi ao Terminal Taboão (20,5 km)
    2º trecho: liga o Terminal Taboão ao Terminal São João (5,3 km)
    3º trecho: liga o Terminal Vila Endres à futura Estação Ticoatira/Penha da CPTM (6,5 km)




Demanda diária250 mil passageiros (trechos Cecap-Vila Galvão e Vila Endres-Ticoatira)
Tempo médio de
deslocamento
Trecho Cecap - Vila Galvão: 50 minutos (redução de 13 minutos)
Trecho Vila Endres - Ticoatira: 30 minutos (redução de 5 minutos)


Objetivos

Reestruturar o  transporte metropolitano na região com a construção de faixas exclusivas para ônibus e terminais de integração. Os Terminais Cecap e Taboão, do primeiro trecho, já estão em obras.
Reorganizar as redes metropolitana e municipal de transporte coletivo com a redistribuição das linhas de ônibus.
Valorizar o entorno do corredor com a criação de espaços urbanos, promovendo a qualidade de vida, condições de segurança, conforto e bem estar à população em geral.
Benefícios
Maior mobilidade aos usuários com a integração entre o novo corredor e as linhas municipais, a Linha 1 Azul do Metrô, na Estação Tucuruvi, e a Linha 12 – Safira da CPTM, na futura Estação Ticoatira/Penha.
Redução do tempo de viagem com as construções de corredor exclusivo de ônibus e terminais que farão integração com outros modos de transporte coletivo.
Mais segurança e conforto por conta dos terminais de integração que terão todos os itens de acessibilidade para pessoas com deficiência, plataformas de embarque, banheiros públicos e bicicletários.