A Fundação Telefônica e o Instituto Tomie Ohtake promoverão, a partir de agosto, uma série de atividades educativas para a exposição “Coleção de Fotografia Contemporânea da Telefônica”, que estará em cartaz no espaço do Instituto até 18 de setembro. Estão previstas ações para professores e estudantes, além de educadores e crianças atendidas por organizações não-governamentais, que incluem visitas orientadas, cursos e encontros.
Entre 8 de agosto e 26 de setembro, será montada uma turma para o Curso de Fotografia Contemporânea, destinado a professores e educadores, com o objetivo de aproximá-los da linguagem da fotografia, tanto em seus aspectos práticos quanto técnicos, para utilização na escola. O curso acontecerá às segundas-feiras, das 19h às 22h, e será ministrado pelos fotógrafos Ricardo Miyada e Cristina Sá, que também são cineasta e pedagoga, respectivamente.
Está prevista, ainda, a promoção de um encontro com professores no dia 19 de agosto, com o objetivo de fornecer formação em arte. Eles participarão de uma visita orientada e de uma atividade em ateliê, durante a qual são discutidas formas para abordagem, em sala de aula, dos temas tratados.
Para os estudantes, serão organizadas visitas orientadas à exposição, que é inédita no país e é composta de obras da coleção da Telefônica, em Madri. Além disso, os grupos de alunos poderão participar de ateliês educativos, com atividades práticas, desenvolvidas pela equipe de educadores do Instituto Tomie Ohtake.
Para dar suporte às ações educativas da mostra, foi elaborado um hotsite (http://www.fotoscontemporaneas.org.br/), com o objetivo de levar o internauta a explorar, de forma lúdica e didática, os princípios da fotografia.