Estão abertos os pedidos de isenção do vestibular da USP (Universidade de São Paulo). Todos os interessados devem se inscrever por meio da internet no site www.fuvest.br. O prazo é do dia 11 de junho até o dia 03 de agosto. Serão oferecidas 65 mil isenções da taxa do vestibular.
Segundo Frei David, diretor executivo da Educafro, “esse número é ínfimo, pois mais de 400 mil estudantes se formam no ensino médio todos os anos nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Essas migalhas não garantem ao povo pobre e negro do nosso País, a possibilidade de prestarem o vestibular da mais poderosa e excludente Universidade da América Latina”
O interessado na isenção deve ser residente no Brasil, apresentar comprovante que cursou ou está cursando o ensino médio em escola pública brasileira, e encaminhar documento que comprove que a renda familiar não ultrapassa os padrões estabelecidos pelos critérios socioeconômicos definidos pela Coordenadoria de Assistência Social da USP (Coseas), que é de 1 salário e meio como renda per capita.
A taxa de inscrição no ano passado foi de R$ 115,00. Sabemos que esse valor, se somado às despesas atuais de nossas famílias, com certeza trará consequências desagradáveis.
A lista de isentos será divulgada em 20/08/2012 de setembro no site da Fuvest. Esses candidatos também terão de fazer a inscrição no vestibular. As dúvidas podem ser tiradas em: isento2013@usp.br