sexta-feira, 20 de julho de 2012

Teatro Adamastor


Teatro Adamastor Centro terá seis espetáculos gratuitos neste fim de semana

O Encontro de Teatro da Cidade (ETC) continua neste fim de semana com seis espetáculos gratuitos no Teatro Adamastor Centro. Além das peças, serão realizadas “vivências”, atividades na qual o público conhece os processos de criação de cada grupo teatral. Para participar, basta fazer a inscrição meia hora antes do início do encontro. As vivências acontecem nos auditórios do Adamastor Centro.
No sábado (21), das 10 às 12 horas, a vivência fica por conta do Grupo Fora de Foco. Das 13 às 15 horas é a vez do Grupo Camomila e Alecrim mostrar o seu processo criativo. A Cia. Circo_Los Xerebas realiza a atividade no domingo (22), das 10 às 12 horas, e a Trupe Reticências, das 13 às 15 horas.
O palco do teatro recebe neste sábado os espetáculos “Clown’Tícias – Um Jornal Teatro Levisivo”, da Cia. Circo_Los Xerebas, “O Homem Com a Flor na Boca”, da Trupe Reticências, e “Solidão a Três”, da  Simbiose Cia. Teatral. No domingo tem “A Menina que Chorava”, do Grupo Camomila e Alecrim, “C.I.A.” - Cia. de Improvisação A..., e “Memórias de Um Sargento de Milícias” da  Cia. Realce.

Espetáculo convidado
Mais uma vez a parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Sesc de São Paulo traz para a cidade uma peça de alta qualidade. Na próxima quarta-feira (25), às 20 horas, o Teatro Adamastor Centro apresenta o espetáculo convidado “Processo de Giordano Bruno”, com Celso Frateschi. O ator interpreta o filósofo italiano Giordano Bruno na montagem que retrata seus últimos oito anos, desde sua prisão até sua morte.
Na terça-feira (24), o público poderá participar da abertura dos processos de criação do espetáculo, com Celso Frateschi, das 20 às 21h30. O trabalho mais recente do ator na TV foi na novela “O Astro”, da Rede Globo. Frateschi já está confirmado no elenco da nova minissérie da Record, "José - De Escravo a Governador". A vivência, assim como o espetáculo, tem entrada gratuita.   


ETC
Realizado anualmente pela Secretaria de Cultura, o ETC é o mais importante acontecimento no campo das artes cênicas na cidade. O encontro tem como objetivo a identificação e a divulgação das manifestações teatrais do município e a integração entre artistas e comunidade com apresentações teatrais, workshops e debates oferecidos gratuitamente à comunidade.
Para a realização do ETC 2012, e com o intuito de torná-lo um referencial de qualidade, foram pesquisados os formatos de alguns dos principais festivais de teatro de grupo do país e, pela primeira vez em uma mostra guarulhense, o público terá a oportunidade de, além de assistir a todos os espetáculos com ingressos gratuitos, conhecer também os processos de criação das peças.
Através das vivências, os interessados poderão participar de atividades práticas que permitem ao espectador uma imersão no processo criativo da peça teatral, de modo a desvendar e compartilhar as opções estéticas dos artistas, as propostas dos diretores e encenadores e os desafios enfrentados pelos atores para a representação de seus papéis. Para participar, basta fazer a inscrição meia hora antes do início da atividade. As vivências acontecerão nos auditórios do Adamastor Centro.
Neste ano o evento tem um novo formato e os grupos não concorrem entre si. Todos os artistas receberão um certificado de participação e pela primeira vez não haverá premiação. Dos 18 grupos inscritos, 10 foram selecionados pela comissão técnica e receberão cachê pela apresentação. Os outros oito também serão remunerados, porém através de apoio cultural.
Confira abaixo a programação completa do ETC, que além dos espetáculos gratuitos, terá Vivências, Bate-Papo com a Comissão Técnica e Workshop de Dança-Teatro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

21 de julho / sábado

“Vivências”
Abertura dos processos de criação com o Grupo Fora de Foco, das 10 às 12 horas, e com o Grupo Camomila e Alecrim, das 13 às 15 horas.

“Clown’Tícias – Um Jornal Teatro Levisivo” - Cia. Circo_Los Xerebas
16 horas
Gênero: Teatro Clown. Duração: 40 minutos. Indicação: Livre.

“O Homem Com a Flor na Boca” - Trupe Reticências
18 horas
Gênero: Teatro Adulto. Duração: 45 minutos. Indicação: Livre.

“Solidão a Três” -  Simbiose Cia. Teatral
20 horas
Gênero: Teatro Adulto. Duração: 75 minutos. Indicação: 12 anos.

22 de julho / domingo

“Vivências”
Abertura dos processos de criação com a Cia. Circo_Los Xerebas, das 10 às 12 horas, e com a Trupe Reticências, das 13 às 15 horas.

“A Menina Que Chorava” - Grupo Camomila e Alecrim
16 horas
Gênero: Teatro Infantil. Duração: 45 minutos. Indicação: Livre.

“C.I.A.” - Cia. de Improvisação A...
18 horas
Gênero: Teatro Adulto. Duração: 60 minutos. Indicação: 12 anos.

“Memórias de Um Sargento de Milícias” -  Cia. Realce
20h30
Gênero: Teatro Adulto. Duração: 75 minutos. Indicação: 10 anos.

Parceria SESC SP - 24 de julho / terça

“Vivências” - Atividade Convidada
Abertura dos processos de criação do espetáculo “Processo de Giordano Bruno”, com Celso Frateschi, das 20 às 21h30.

Parceria SESC SP - 25 de julho / quarta
20 horas
“Processo de Giordano Bruno” - Espetáculo Convidado
Os últimos oito anos de vida do filósofo Giordano Bruno (1548-1600), todos eles passados nos cárceres do Santo Ofício da Inquisição italiana. Um exame crítico do mundo da Contrarreforma, cujo espírito impediu e bloqueou, durante séculos, a pesquisa científica e o desenvolvimento de uma arte e de um pensamento livres. Direção: Rubens Rushe. Gênero: Teatro Adulto. Duração: 90 minutos. Indicação: 14 anos.

27 de julho / sexta

“As Máscaras Caem” - Cia. Naíka de Teatro
20 horas
Gênero: Teatro Adulto. Duração: 75 minutos. Indicação: 12 anos.

28 de julho / sábado

“Vivências”
Abertura dos processos de criação com a Cia. Naíka de Teatro, das 10 às 12 horas, e com o Grupo Boca, das 13 às 15 horas.

“A Árvore Nada Mais Era Que o Mundo, a Folha Nada Mais Era do Que Ele, a Caixa Nada Mais Era Que a Mente ou o Autor em Crise” - Cia. Teatral Abnara
16 horas
Gênero: Teatro Infanto-Juvenil. Duração: 50 minutos. Indicação: Livre.

“O Santo e A Porca” - Cia. Playmobilles/Improvissato Cia. De Teatro
18 horas
Gênero: Teatro Adulto. Duração: 120 minutos. Indicação: 14 anos.

“Bicho Cabeça” - Grupo Boca
21h30
Gênero: Teatro Adulto. Duração: 45 minutos. Indicação: 14 anos.

29 de julho / domingo
Das 15 às 17 horas
Workshop: Dança-Teatro – Cia. Borelli de Dança / ProAc
A oficina tem como proposta compartilhar exercícios corporais e investigativos que fazem parte da atual pesquisa do grupo, dentro do fenômeno artístico da Dança-Teatro, compartilhando exercícios e suas relações com um corpo instável que constrói e desconstrói códigos na busca de gramáticas corporais mais autênticas. A oficina é destinada a bailarinos, atores, estudantes de artes e pessoas interessadas em conhecer o processo da Companhia, além de adicionar uma visão de mundo mais crítica, extremamente importante para o artista contemporâneo. Duração: 120 min. Indicação: 16 anos. Inscrições, meia hora antes, no local.

29 de julho / domingo

“Ditirambo de Atores”
18h30
Música, dança e brincadeiras.

Cerimônia de Encerramento - 29 de julho / domingo / 19 horas

Entrega dos Certificados de Participação.

Espetáculo de Encerramento - 29 de julho / domingo / 19h30

“Produto Perecível Laico” – Cia. Borelli de Dança / ProAc
Espetáculo que abrigará a poética do catarinense Cruz e Souza, considerado o mestre do simbolismo brasileiro. Por ser negro, o poeta não obteve reconhecimento em vida, sofrendo duras humilhações e perseguições raciais. Sua obra só foi reconhecida muitos anos após sua morte. Sua poesia fala de finitude, da dureza de conviver com angústia da perda, da solidão e da noite. Em cena não haverá personagens, mas sentimentos, signos e dor contidos nos corpos que se movimentarão no palco, buscando evocar, no ambiente cênico, a sensação de um grito sufocado, doloroso e amargurado. Uma trágica e alucinada dança dos que morrem. Direção: Sandro Borelli. Gênero: Dança. Duração: 55 minutos. Indicação: 16 anos.

Serviço: O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.